LIA: esposa desprezada (Gênesis 29 e 30)

Lia era a filha mais velha de Labão. Sua irmã Raquel foi prometida em casamento a Jacó, que foi enganado pelo sogro que entregou Lia como esposa, na noite de núpcias no lugar de sua irmã.

Ela se casou com Jacó e viveu momentos difíceis no casamento. Ela não era tão bonita e amada como sua irmã Raquel. Após uma semana de casamento, seu pai Labão, entregou Raquel a Jacó como esposa. Que situação difícil!! Ela sofreu com o ciúmes da irmã!

Raquel  era estéril e Lia fecunda. Pelo nome que ela deu aos filhos vemos que ela buscava o tempo todo o amor de Jacó. Veja isso em Gn 29: 32-35. Quando nasceu o quarto filho ela deu o nome de Judá que significa “louvor”. Acredito que o Senhor foi trabalhando no coração dela para tirar o foco do casamento para o relacionamento com o próprio Deus. 

Em certo momento ela cessou de dar à luz e mais tarde teve mais 2 filhos. Ao todo, Lia teve 6 filhos e uma filha. Metade da origem das 12 tribos de Israel descende dela. De seu filho Judá veio a linhagem messiânica do rei Davi, do qual veio Jesus. De Levi veio Moisés e Arão, da tribo sacerdotal. Que privilégio ela recebeu!

Vemos claramente nessa história que nosso Deus tem o controle da nossa fertilidade. Ele tem controle da nossa vida. Ele se importa com o que nos acontece e usa tudo para o nosso bem!

Para refletir:

  • Na situação de Lia como você reagiria? Choraria? Viveria emburrada? Ignoraria sua irmã? Trataria mal seu marido?
  • Onde está o seu foco? Na sua felicidade? No seu relacionamento conjugal ou no Senhor? Em conhecê-lo cada dia mais?
  • Você tem medo de ter filhos? Você tem desejo, mas não consegue engravidar? Por que não colocar tudo diante do altar do Senhor?